Separados por 52 anos, mogiana e sueco se casam no civil

Cerimônia de Elisabete e Karl Martin foi na cidade de Allingsås, na Suécia.
Fotógrafa conheceu história pelo G1 e se ofereceu para registrar a união.


Casal que se conheceu há 52 anos em Mogi das Cruzes, se casa na Europa. (Foto: Silvia Alcantara/Arquivo Pessoal)Casal que se conheceu há 52 anos em Mogi das Cruzes, se casa na Europa. (Foto: Silvia Alcantara/Arquivo Pessoal)
Depois de 52 anos separados pelo tempo e pela distância, nesta semana Elisabete Sousa, de 68 anos, moradora de Mogi das Cruzes (SP), se casou na Suécia com seu amor da juventude, o sueco Karl Martin Wikman. Os dois casaram no civil na cidade de Allingsås, na quinta-feira (20) e agora preparam a cerimônia religiosa, que deve ser realizada no Brasil. O casamento teve direito até a vestido branco e a buquê com as cores das bandeiras dos dois países.
Elisabete e Karl começaram a namorar em 1961, quando tinham 19 anos. Elizabete engravidou. Eles continuaram juntos até a metade da gestação, quando Karl teve que voltar para Suécia e suas vidas tomaram rumos diferentes.
Os dois casaram, ficaram viúvos e ao se reencontrar decidiram continuar essa história, que foi contada pelo G1 em maio, quando Elisabete decidiu embarcar para a Europa para viver esse amor. O casal pretende viver em Mogi das Cruzes.

Radicada em Estogolmo, a fotógrafa Silvia Alcantara leu a matéria do G1 sobre a história do casal e se ofereceu para fotografar o casamento (Foto: Maria Djurberg/Acervo Pessoal)
Agatha Mendes, filha de Elisabete, não pode viajar para acompanhar a cerimônia, mas disse que a mãe está radiante. “Falei com ela pela internet uma hora depois da cerimônia. Ela estava muito feliz, foi tudo bem.”
Fotógrafa brasileira
As fotos foram feitas pela fotógrafa curitibana Silvia Alcantara, que mora há quase três anos em Estocolmo, capital da Suécia. Ela entrou em contato com o casal depois de ler a matéria do G1 sobre a história dos dois. “Li sobre a história deles e achei o máximo! Por meio do Facebook encontramos o Martin. Eles ficaram super felizes, mais ainda do que estavam. Na cerimônia, eles estavam muito felizes, lindo de se ver” relata Silvia.
A fotógrafa conta quais foram os motivos que a levaram a procurar o casal. “Foi o fato de que eles não desistirem. Hoje ela me contou que os filhos deram muito apoio dizendo 'essa talvez será a última chance, não perca'. E eu sou assim também. Acho que por isso que me identifiquei. Procuro sempre aproveitar as oportunidades que aparecem.”
A família mogiana agora aguarda o retorno de Martin e Elisabete. “Eles voltam em agosto para Mogi e vão se casar no religioso ainda neste ano. Como minha mãe faz aniversário em setembro, estamos pensando em fazer junto”, conta Agatha.
Casal em Mogi das Cruzes em 1963 e depois em 2012 (Foto: Arquivo pessoal)Casal em Mogi das Cruzes em 1963 e depois em 2012 (Foto: Arquivo pessoal
)
fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: