Fofão completa 30 anos e defende a tese de que criança nunca muda

Fofão completa 30 anos e defende a tese de que criança nunca muda - 1 (© Divulgação)

Por TAYNARA MAGAROTTO
SÃO PAULO – Há 30 anos surgia um dos personagens de maior sucesso no Brasil: Fofão. Um misto de porco, palhaço, cachorro e urso, o personagem fazia a felicidade da criançada na década de 1980, quando contracenava com a cantora Simony no prestigiado programa infantil “Balão Mágico”.
Seu intérprete, Orival Pessini, até hoje tem o maior orgulho de tê-lo criado. E, por mais incrível que pareça, ele se inspirou bastante no filme “E.T.”, um fenômeno das telonas na época.
“Misturei o filme com um palhaço, urso, algo asqueroso. Fiquei imaginando como fazer um personagem infantil, nunca tinha feito. Mas acabou dando certo”, lembrou, em entrevista exclusiva ao Famosidades.
Na época, a aceitação foi grande, mas muitas crianças tiveram medo da imagem – um tanto monstruosa – de Fofão. Orival, contudo, fez questão de corrigir: 'Na verdade, poucas pessoas tiveram medo e muitas gostaram dele. E outra: já vi muita gente morrendo de medo de palhaço e Papai Noel, por exemplo. Se ele não fosse querido, não estaria completando 30 anos”.
Bem diferente da época do “Balão Mágico”, os canais abertos de TV hoje não focam nas preferências infantis. Com exceção da TV Cultura, nenhum outro canal exibe conteúdo para os pequenos. Pessini, inclusive, criticou o momento e disse que sente falta de programas voltados à educação e formação da criança.
Questionado se Fofão, depois de 30 anos de sucesso, daria certo nos dias de hoje, o artista não teve dúvidas: “Qualquer coisa daria certo desde que haja uma relação direta do personagem com a criança. Quando é que teve criança diferente no mundo? Quando mudou? Nunca! A criança não cresce sem a informação que o adulto passa para ela. Se esse adulto passa que ela precisa dançar funk ou ‘boquinha da garrafa’, ela o fará. Hoje a informação chega mais rápido, até por causa da internet. Nem por isso a criança é diferente”.
Para o ator, a amizade que Fofão tinha com Simony, Jairzinho, Tob e Mike é um exemplo, já que a relação do personagem com os apresentadores era natural.
“A Simony ensinava o Fofão, e as crianças aprendiam com isso. A gente conseguia passar isso para as crianças, tinha uma relação direta, brincávamos, brigávamos”, analisou.

 FONTE:  FAMOSIDADES

Nenhum comentário: