Palhaço eleito vereador quer fazer trabalho sério em Araraquara, SP

Buchechinha (PR) diz que não quis 'esculachar' durante sua campanha.
Entre suas propostas, pretende criar gabinete itinerante para a população.

Felipe Turioni Do G1 São Carlos e Araraquara

Vereador eleito, palhaço Buchechinha diz que pretende fazer trabalho sério em Araraquara, SP (Foto: Divulgação/Assessoria) 
Vereador eleito, palhaço Buchechinha diz que quer
fazer trabalho sério  (Foto: Divulgação/Assessoria)
Com o slogan de campanha “Chega de palhaçada e chega de gracinha”, o vereador eleito de Araraquara (SP), Rodrigo Maciel Camargo Lucas (PR), o palhaço Buchechinha, como é conhecido na cidade e como prefere ser chamado, pretende fazer um trabalho sério na Câmara Municipal. “Eu sei o que faz um vereador e a função, além de fiscalizar, não é distribuir cesta básica a quem pede, como muitas pessoas confundem”, disse em entrevista ao G1, nesta segunda-feira (8), em que apresentou suas propostas para a cidade, que incluem um gabinete itinerante e a criação de um circo-escola.
Buchechinha afirmou que sua campanha não teve semelhança com a do deputado federal Tiririca (PR), eleito com a maior votação do país na eleição de 2010. Na época, o humorista causou polêmica ao dizer em campanha que não sabia o que fazia um deputado. “Além de sermos do mesmo partido, não há nenhuma outra semelhança”, comentou. “Em nenhum momento quis esculachar, como o Tiririca, que entrou para tirar sarro do que acontecia e muitas pessoas votaram nele por protesto”.

Eleito com 1.511 votos, Buchechinha foi o 12º vereador mais votado em Araraquara, que em 2013 terá 18 cadeiras no Legislativo. A posição distante dos primeiros colocados faz o palhaço eleito acreditar que não obteve voto de protesto. “Se eu tivesse tido um número mais expressivo, consideraria isso, mas acho que conquistei os meus votos por confiança do eleitor nas propostas que eu apresentei”, explicou.

Além de chamar a atenção dos eleitores da cidade durante a campanha com sua caracterização de palhaço, Buchechinha deixou sua impressão com uma maneira própria de falar. “Pessionante”, uma variação oral da palavra “impressionante” e a observação “Ai que tonto” eram ditas constantemente no seu programa eleitoral. “Precisava brincar com isso, porque seria uma coisa impressionante um palhaço ser votado e eu estava fazendo o papel de tonto, por acreditar nisso”, disse. “Em nenhum momento o ‘tonto’ foi o eleitor ou quem já estava na Câmara”.
Propostas
Segundo Buchechinha, a caracterização de palhaço, que faz parte de sua atividade como artista circense e administrador de um circo na cidade, foi a maneira que encontrou para levar aos eleitores suas propostas. “Eu ia pra rua pedir voto como palhaço, mas quando parava para conversar, entregava meus panfletos e contava o que eu queria fazer”.
Rodrigo Maciel Camargo Lucas (PR), o palhaço Buchechinha em Araraquara, SP (Foto: Arquivo Pessoal) 
Rodrigo Maciel Camargo Lucas (PR), o palhaço
Buchechinha (Foto: Arquivo Pessoal)
Entre suas intenções, está a criação de um gabinete itinerante, inspirado em sua vida no circo. “Quero usar um trailer que faça com que chegue facilmente às pessoas que têm reclamações a fazer dos bairros, mas não vão até o gabinete na Câmara”, declarou. Além disso, Buchechinha pretende criar um circo-escola na cidade. “Com o meu circo passo por vários bairros da cidade e observo os problemas, principalmente envolvendo crianças, e isso é uma maneira de tirá-las do mau caminho”, explicou.


Câmara

O palhaço diz que não vê problema em ser chamado de Buchechinha enquanto estiver trabalhando em plenário. “Podem me chamar de Rodrigo ou Palhaço Buchechinha, mas o importante é o tom”, explicou. “Dizer ‘vai, seu palhaço’ tem um tom diferente e pode ser uma ofensa”.

O palhaço Buchechinha tem 33 anos e é de São José do Rio Preto (SP). Faz parte de uma família que há 65 anos trabalha com artes circenses. Mantém o Circo do Buchechinha em Araraquara há seis anos. “O circo é da minha mãe, mas leva o meu nome porque é o palhaço que está à frente e sou quem administro”, justificou.
Para ler mais notícias do G1 São Carlos e Araraquara, clique em g1.globo.com/sao-carlos-regiao. Siga também o G1 São Carlos e Araraquara no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário: